Centros de formação da ENB participaram no exercício A Terra Treme
A “terra tremeu” em Portugal Continental, hoje, pelas 11h05. Face a esta “ocorrência”, os funcionários, formandos e formadores da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) implementaram os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo: Baixar, Proteger e Aguardar.
Este foi mais um exercício público organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no qual a ENB tem participado anualmente. O exercício envolveu a participação dos três centros de formação: Sintra, Lousã e São João da Madeira.
E porque hoje se assinala o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, no seguimento da sua missão, a ENB disponibiliza à comunidade em geral, cartões de bolso com as medidas de autoproteção para minimizar os riscos em situações de acidente grave ou de catástrofe, na sequência da divulgação anterior dos respetivos cartazes.
Os cartões explicam de forma simples, clara e concisa, como criar um Kit de Emergência e como elaborar um Plano Familiar de Emergência. São um auxiliar importante e fundamental para prevenir consequências ainda mais grave, em caso de catástrofe.


