Realização de Simulacro
A Realização de Simulacro é um procedimento de Prevenção e Segurança de extrema relevância para Empresas, Instituições e Recintos Desportivos.
Para além de cumprirem os requisitos legais, os simulacros permitem testar a operacionalidade do plano de emergência interno e treinar os ocupantes, promovendo rotinas de comportamento e atuação perante uma situação de emergência.
A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) realiza exercícios e simulacros, de acordo com as medidas de autoproteção e com a legislação RJSCIE.
O que fazemos:
- Planeamento e organização do exercício nas instalações, contemplando a seleção do cenário em causa (tipo de emergência), elementos internos a envolver, sistemas a utilizar, meios externos a acionar, evacuação (total ou parcial)
- Acompanhamento, como observadores, do desenrolar do exercício, de modo a proceder à avaliação dos simulacros.
- Emissão do relatório técnico (que será integrado nos Registos de Segurança) e que inclui as ações de melhoria a implementar.
Programa de Desfibrilhação Automática Externa
Um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) consiste na instalação de DAE em espaços acessíveis ao público e na formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.
De acordo com o Decreto-Lei nº184/2012 de 8 de agosto, a instalação de DAE é obrigatória nos seguintes locais:
- Estabelecimentos de comércio a retalho, isoladamente considerados ou inseridos em conjuntos comerciais, que tenham uma área de venda igual ou superior a 2000 m2;
- Conjuntos comerciais que tenham uma área bruta locável igual ou superior a 8000 m2;
- Aeroportos e Portos Comerciais;
- Estações ferroviárias, de metro e de camionagem, com fluxo médio diário superior a 10 000 passageiros;
- Recintos desportivos, de lazer e de recreio, com lotação superior a 5000 pessoas.
Implementar um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) é assumir um compromisso para salvar vidas. Aumenta a probabilidade de sobrevivência e salvaguarda a qualidade de vida das pessoas que possam sofrer uma paragem cardiorrespiratória.
A ENB oferece um PDAE completo. Abrange os processos de implementação e licenciamento, a formação, o acompanhamento, bem como a auditoria e o controlo da qualidade.
Serviço de Assessoria ao Delegado de Segurança
O Serviço de Assessoria ao Delegado de Segurança visa auxiliar e esclarecer o Delegado de Segurança na implementação e atualização das medidas de autoproteção (MAP) definidas no Regime Jurídico da Segurança contra Incêndios em Edifícios (Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 224/2015, de 09 de outubro).
Além do cumprimento das obrigações legais, a adequada implementação das medidas de autoproteção contribui para:
- Minimizar o risco de incêndio ou as consequências de um eventual incêndio e, desta forma, preservar o património, os bens próprios e confiados, as vidas dos colaboradores e as condições ambientais e económicas da região;
- Evitar ou reduzir os custos associados à ocorrência de um incêndio;
- Melhorar a imagem da organização e promover a confiança junto dos clientes e de potenciais clientes;
- Diminuir os custos com seguros, cujos prémios poderão ser renegociados;
- Aumentar a satisfação dos trabalhadores porque lhes confere um ambiente de trabalho mais seguro;
- Garantir parte das medidas necessárias à implementação de sistemas de gestão da segurança.