Parceria pioneira entre a ENB e os Sapadores de Coimbra
2014-07-04 00:16:42

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) vai instalar, em Coimbra, a primeira Unidade Local de Formação (ULF) num município dotado de bombeiros sapadores. 

O protocolo de constituição foi assinado, a 4 de julho, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e o presidente da ENB, José Ferreira, durante a sessão comemorativa do Dia da Cidade em que Liga dos Bombeiros Portugueses se fez representar pelo seu presidente, Jaime Marta Soares. 

Para além da instalação de uma ULF ao serviço dos bombeiros do distrito, o protocolo estipula, também, as bases de cooperação e articulação entre as duas entidades no que respeita à formação dos bombeiros do quadro da Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS) de Coimbra.

Para José Ferreira, ”tratou-se de um momento de viragem histórica na formação dos bombeiros portugueses. Esperamos que este seja um primeiro momento e que outros se repitam”, afirmou o presidente da ENB, convicto de que o êxito deste projeto desenvolvido com a CBS de Coimbra servirá de exemplo a replicar, no futuro, noutros municípios. 

A ULF de Coimbra funcionará, a partir de outubro, na Casa Municipal de Proteção Civil, onde está instalado o Quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, com instalações consideradas pela ENB “de reconhecida qualidade” para a formação de bombeiros profissionais e voluntários e agentes da Proteção Civil.

Com a criação desta unidade, a ENB aumenta a sua rede de infraestruturas de formação, passando a contar com 31 ULF protocoladas, das quais 5 foram criadas com a atual Direção em: Castelo Branco, Macedo de Cavaleiros, Coimbra, Vila Real de Santo António e Monchique (a instalar no futuro Centro de Recursos e Proteção Civil). 

Parceria pioneira entre a ENB e os Sapadores de Coimbra
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#CBS #descentralizacao #formacaoexterna #LBP #sapadores #ULF
jQuery Cookie Disclaimer Bar