A sede da Escola Nacional de Bombeiros, para além de integrar todos os serviços administrativos essenciais ao funcionamento da instituição, partilha parte das instalações existentes, na Quinta do Anjinho, com o Centro de Formação de Sintra.
Por ter sido o primeiro a ser fundado, a história deste Centro confunde-se com a da própria instituição. Pois foi a Quinta do Anjinho que lhe deu implantação física, a 18 de Dezembro de 1987, corporizando, assim, a resposta à necessidade de prover os bombeiros portugueses com uma formação programada e certificada.
Paralelamente às diversas iniciativas descentralizadoras preconizadas pela ENB, o Centro de Formação de Sintra continua a desempenhar uma missão relevante através de uma importante atividade formativa interna, assumindo integralmente as áreas de salvamento e desencarceramento, e de proteção civil. Reparte com os outros centros, os cursos de emergência pré-hospitalar, de combate a incêndios florestais e a formação para elementos do Quadro de Comando e Oficiais Bombeiros.
Contactos
Rua Doutor António Macieira
Quinta do Anjinho
2710- 689 Sintra
Telefone: 219 239 040
Fax: 219 106 250
geral@enb.pt
O Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) foi criado a 1 de março de 2004. Encontra-se localizado no aeródromo da Lousã, em instalações e terrenos cedidos pela Câmara Municipal da Lousã, onde já funcionava, desde 15 de fevereiro de 1999, o Centro de Formação da ENB com formação diversa para bombeiros.
Com a conversão deste Centro, a ENB pretendeu responder, efetivamente à necessidade de uma formação especializada na área do combate aos incêndios florestais, tirando partido da sua localização privilegiada - em plena serra da Lousã - e contando com o contributo da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) e da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) através o seu Centro de Estudos de Incêndios Florestais.
Desde a sua criação, o CFEIF tem sido o pólo da formação no combate aos incêndios florestais compreendendo os diversos cursos nesta área. Contudo, a ENB tem vindo a alargar a oferta formativa do CFEIF a outras áreas, nomeadamente à emergência pré-hospitalar para facilitar o acesso por parte dos bombeiros das regiões centro e norte.
Contactos:
Aeródromo Municipal da Lousã
3200-395 Chã do Freixo
Telefone: 239 990 220
Fax: 239 996 049
centro.lousa@enb.pt
O Centro de Formação de São João da Madeira (CFSJM) foi inaugurado a 26 de outubro de 2005, em instalações cedidas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São João da Madeira.
O CFSJM desempenha, desde a sua fundação, um papel importante na formação dos bombeiros portugueses, ministrando cursos especializados na área do combate aos incêndios urbanos e industriais, contribuindo decisivamente para a distribuição estratégica da oferta formativa da ENB noutros domínios, nomeadamente na emergência pré-hospitalar.
A formação exclusivamente prática é ministrada num parque de treinos concebido para a criação de variados cenários de combate a incêndios urbanos e industriais. É aqui que se aprendem e treinam as manobras de busca e salvamento, o combate com linhas de mangueira ou com sistema de espuma, a ventilação tática e a organização do teatro de operações.
Na formação em sala são utilizados programas de simulação de cenários que permitem criar uma multiplicidade de teatros de operações com diferentes níveis de complexidade para testar a coordenação e a resposta operacional.
Contactos:
Zona Industrial das Travessas,
Rua Oliveira Figueiredo, n.º 552
3700-202 São João da Madeira
Telefone: 256 842 091
Fax: 256 842 093
centro.sjmadeira@enb.pt