ENB inaugura Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais
2016-05-23 18:00:00

(Atualizado) A Escola Nacional de Bombeiros inaugurou hoje, dia 23, o novo Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, um projeto com vinte anos de existência que agora se torna realidade nas instalações do Centro de Formação de Sintra, situado na Quinta do Anjinho, em Ranholas.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Constança Urbano de Sousa, e incluiu a demonstração de alguns exercícios. “Esta nova infraestrutura, única no nosso país, complementa o Centro de Simulação e Realidade Virtual, inaugurado nesta Escola há pouco mais de um ano, e constitui um marco no paradigma formativo dos bombeiros portugueses”, afirmou José Ferreira, presidente da ENB.

O Campo de Treinos está vocacionado para a formação de bombeiros, agentes de proteção civil e outras entidades públicas e privadas, e é composto por três áreas distintas: área para simulação de incêndios em espaço exterior e incêndios industriais, um edifício de apoio e uma área para treino em simuladores de incêndio em espaços fechados e operações em edifícios.

Os equipamentos existentes nas diferentes áreas permitem simular diversos cenários e garantem uma ampla diversidade na oferta formativa da ENB: flashover, busca e salvamento, operações em espaços confinados, abertura forçada de acessos, operações em edifícios de grande altura, salvamentos em grande ângulo, incêndios em caves e em porões, utilização de extintores, etc.

A infraestrutura orçada em 1,2 milhões de euros será rentabilizada através da formação ministrada a bombeiros e outras entidades estrangeiras, no âmbito de uma parceria com a empresa britânica PCS – Pratical Creative Solution.  

A execução do projeto contou com o apoio das seguintes entidades: Associação Mutualista Montepio, Banco Espírito Santo, S.A., Câmara Municipal de Alcanena, Câmara Municipal da Lourinhã, Câmara Municipal de Sintra, Lisnave – Estaleiros Navais, S.A. e REN – Redes Energéticas Nacionais.

Sobre o novo Campo de Treinos

Na área para simulação de incêndios em espaço exterior e incêndios industriais, os simuladores do novo Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais funcionam sobretudo a Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), que tem um poder calorífico elevado e é um dos produtos cuja combustão é mais inofensiva para o ambiente.

A segunda área está reservada ao treino em simuladores de incêndio em espaços fechados e operações em edifícios. Possui diversas estruturas que garantem uma ampla diversidade na oferta formativa da ENB: um simulador de fogo real, um Laboratório Móvel de Fogo, um simulador multiusos e uma torre metálica de 14 metros certificada para o serviço de bombeiros.

Durante os ensaios no simulador de fogo, foram alcançadas temperaturas de 575ºC no interior das zonas de queima. Estas estruturas estão equipadas com dispositivos de medição da temperatura que permitem monitorizar a todo o momento os diferentes espaços, acionando alarmes sonoros sempre que se ultrapassem os limites de segurança, o que permite um controlo permanente sobre as condições no interior da estrutura salvaguardando a segurança de formandos e formadores.

As duas áreas de simuladores encontram-se separadas por um edifício de apoio constituído por balneários masculinos e femininos, uma sala técnica, uma sala de armazenagem e entrega de equipamentos de proteção individual e roupa, um secador e uma sala de formação.

ENB inaugura Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ LIGAÇÕES
Fotogaleria da inauguração do Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais
partilha-google+ TAGS
#Campo de Treinos #CFSintra #inovacao #IUI
jQuery Cookie Disclaimer Bar