O projeto MEFISTO (MEDITERRANEAN FOREST FIRE FIGHTING TRAINING STANDARDISATION), do qual a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) faz parte, visa aumentar o nível de preparação através de um protocolo de formação eficiente e uniformizado desenvolvido por uma rede representativa de interessados do Mediterrâneo.
O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de procedimentos para melhorar a eficiência e eficácia do sistema de combate a incêndios florestais a nível europeu, aumentando a capacidade de colaboração entre os países, desenvolvendo padrões comuns de alta qualidade em sistemas de formação de combate a incêndios e partilhar conhecimento.
O projeto aborda novas oportunidades em relação à interoperabilidade entre os centros de formação do Mediterrâneo, permitindo a cooperação internacional contra desastres relacionados com os incêndios florestais. A duração é de 24 meses, de 15 de janeiro de 2017 a 15 de janeiro de 2019, com um orçamento total de 434.309,00€, em que a contribuição da Comissão Europeia é de 325.732,00€ (75%).
O MEFISTO também visa estabelecer programas de formação com sessões específicas sobre a organização, protocolos e procedimentos aplicados nos países vizinhos. O seu objetivo geral é melhorar a eficácia do combate transfronteiriço e permitir uma transferência fácil e segura de recursos humanos e materiais de um país para outro.
O projeto é coordenado pela Universidade de Florença e tem como parceiros a Universitá degli Studi di Firenze, Itália; a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Portugal; o CESEFOR, Castilla y León Wood & Forest Service Center, Espanha; a VALABRE, École D'Application de Sécurité Civile, França e a REGIÃO TOSCANA (RT), Itália.
Página do projeto MEFISTO: https://www.mefistoforestfires.eu/