ENB promove Workshop Ibérico sobre Incêndios Florestais em regiões transfronteiriças
2016-04-13 10:21:19

Decorre entre hoje e sexta-feira, na cidade de Pinhel, um workshop de partilha de informação e conhecimento sobre sistemas de gestão de operações em cenários de Incêndio Florestal e que junta participantes de Portugal e Espanha com particular interesse no aperfeiçoamento de procedimentos e modos de atuação nas regiões de fronteira.

Ao longo do evento, serão analisados e discutidos temas como as estruturas de coordenação a nível distrital, regional e nacional dos dois países em operações de extinção de incêndios florestais, os instrumentos de apoio à decisão operacional, planos de formação para os agentes de proteção civil, melhorando e potenciando os mecanismos de cooperação já existentes.

O encontro promovido pela Escola Nacional de Bombeiros, com o apoio da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e do Município de Pinhel, contará com a presença de elementos da estrutura operacional da ANPC e de comandantes de corpos de bombeiros nacionais, bem como de representantes de diferentes comunidades autónomas de Espanha e da Dirección General de Protección Civil y Emergencias daquele país.

De recordar, que está formalmente acordado entre os dois Estados a existência de uma faixa de assistência mútua de 15 km, em que os meios de socorro atuam de acordo com critérios de proximidade e disponibilidade. Em situações de emergência, o princípio do “act first, inform later” tem possibilitado uma gestão ágil das operações de combate aos incêndios florestais nas zonas fronteiriças e uma colaboração cada vez mais estreita entre os Comandos Distritais de Operações de Socorro de Portugal e as Comunidades Autónomas vizinhas, em território Espanhol, que importa incentivar e aperfeiçoar de forma permanente.

 

Na foto (sessão de abertura):

  • António Ribeiro, Comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte (ANPC)
  • Montserrat Casado, Diretora da Escuela Nacional de Protección Civil (em representação da Dirección General de Protección Civil y Emergencias (DGPCyE)
  • Pedro Lopes, Diretor Nacional de Bombeiros (ANPC)
  • Ricardo Avelãs Nunes, Presidente da Direção da AHBV Pinhelenses
  • Vitor Reis, Vogal da Direção da Escola Nacional de Bombeiros
ENB promove Workshop Ibérico sobre Incêndios Florestais em regiões transfronteiriças
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

Cooperação com Proteção Civil de Espanha ganha novos contornos

partilha-google+ TAGS
#parcerias
jQuery Cookie Disclaimer Bar