A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) formalizou hoje a renovação do protocolo de cooperação na área da formação com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Escola da Autoridade Marítima (EAM). O documento estabelece que a ENB continuará a promover e organizar cursos de Nadadores Salvadores e cursos de Formadores Nadadores Salvadores para elementos de Corpos de Bombeiros.
Estes cursos, com uma duração de 92 horas, destinam-se exclusivamente a Bombeiros com a valência de Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) e a atualização em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).
As provas de admissão e os exames específicos de aptidão técnica continuarão a ser realizadas pelo ISN, em articulação com o Núcleo de Formação de Socorros a Náufragos da EAM. Segundo o documento, os Bombeiros certificados neste âmbito “devem apenas aplicar a habilitação e os conhecimentos obtidos em missões de salvamento marítimo e socorro a náufragos por conta dos CB”.
O protocolo foi assinado pelo diretor do ISN, capitão de mar e guerra Paulo Sousa Costa, pelo diretor da EAM, capitão de mar e guerra Lameiras Trabucho, e pelo presidente da ENB, Dr. José Ferreira (na foto).