A Escola Nacional de Bombeiros acolheu recentemente, em Sintra, a primeira ação de formação especializada sobre “Preservação da prova em contexto de Proteção Civil”, realizada no âmbito do protocolo de cooperação em vigor com a Escola de Polícia Judiciária.
Ao longo de uma semana, 13 formadores da ENB foram familiarizados com o trabalho e os métodos de investigação da Polícia Judiciária, e com a necessidade de uma abordagem adequada aos locais das ocorrências de modo a localizar, identificar e preservar vestígios com valor probatório numa ótica de investigação criminal.
Os exercícios práticos incluíram cenários de emergência pré-hospitalar, bem como de incêndios florestais e em veículos, com enfoque na leitura de vestígios, recolha de informação e sua correta transmissão à investigação, com vista ao apuramento das respetivas causas.
Esta formação pretendeu igualmente identificar os conhecimentos que a ENB pretende vir a disseminar pelos Bombeiros de modo a facilitar a necessária articulação com os órgãos de polícia criminal.
ENB celebra protocolo de colaboração com a Escola de Polícia Judiciária