MEFISTO: ENB participa em projeto para a criação de normas europeias de formação no combate a incêndios florestais
2017-01-25 14:06:10

A ENB é uma das instituições parceiras do recém-lançado projeto MEFISTO (MEditerranean forest Fire fighting training STandardisatiOn), destinado a melhorar a capacidade de colaboração e coordenação europeia no combate a incêndios florestais, nomeadamente através da elaboração de referenciais comuns de formação e atuação em teatros de operações transfronteiriços.

O MEFISTO será coordenado pela Universidade de Florença - Università degli Studi di Firenze (UNIFI) -, de Itália, e terá também como parceiros o Centro de Servicios y Promoción Forestal y de su Industria de Castilla y León, de Espanha, a Entente pour la forêt Méditerranéenne – Valabre, de França, e a Região Toscana, também de Itália.

O projeto co-financiado pela Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO) irá desenrolar-se ao longo de dois anos. Na prática, os parceiros irão partilhar conhecimentos sobre as estratégias, táticas e métodos aplicados em cada um dos países mediterrânicos e preparar o envolvimento futuro de outros países da União Europeia. Os trabalhos a desenvolver incluem a integração nos programas nacionais de formação de sessões específicas sobre os procedimentos aplicados nos países vizinhos, especialmente destinadas aos bombeiros que intervém nas regiões fronteiriças.

Paralelamente, é objetivo do projeto desenvolver uma terminologia europeia normalizada que permita melhorar a eficácia na comunicação em operações conjuntas de combate a incêndios florestais transfronteiriços, bem como desenvolver referenciais comuns para a formação e treino dos bombeiros no âmbito do combate a incêndios florestais.

Esta harmonização de procedimentos passará ainda pela criação de uma rede europeia de instituições com o propósito de definir os padrões mínimos de competências a adquirir na formação para o combate a incêndios florestais, que sejam aplicados em todos os países europeus, bem como de gerir e monitorizar os processos de certificação de competências ao nível de cada país.

Página do MEFISTO: www.mefistoforestfires.eu

 

Foto: Professor Enrico Marchi, do Departamento de Gestão de Sistemas Agrários, Alimentares e Florestais (GESAAF) da Universidade de Florença, e José Ferreira, presidente da ENB, na reunião de arranque dos projetos apoiados pela Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO), realizada recentemente em Bruxelas.

MEFISTO: ENB participa em projeto para a criação de normas europeias de formação no combate a incêndios florestais
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ LIGAÇÕES
MEFISTO - Mediterranean Forest Fire Fighting Training Standardisation
partilha-google+ TAGS
#inovação #MEFISTO #parcerias
jQuery Cookie Disclaimer Bar