Já se encontram esgotadas as inscrições para todos os módulos do curso de Operacional de Queima. As unidades de formação de curta duração (UFCD), três de “3127 — Prevenção de Incêndios Florestais” e outras três de “5377 — Fogo Controlado — Apoio”, realizam-se durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2019, no Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) da Lousã. Esta formação é necessária para obtenção da credenciação de Operacional de Queima junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF).
As UFCD destinam-se a elementos detentores da categoria de bombeiro de 1.ª ou superior e com a escolaridade mínima de 9º ano. Os três módulos de “Prevenção de Incêndios Florestais” realizam-se de 14 a 19 de janeiro, de 4 a 9 de fevereiro e de 4 a 9 de março. Já os três módulos de “Fogo Controlado – Apoio” têm lugar de 28 a 31 de janeiro, de 18 a 23 de fevereiro e de 18 a 23 de março.
Esta oferta formativa surge para aproveitar a possibilidade de acesso à credenciação segundo as condições específicas definidas para bombeiros que estão contempladas no Regulamento do Fogo Técnico.
A formação é constituída por módulos de carácter qualificante que não pertencem à formação de ingresso, acesso ou de aperfeiçoamento técnico dos bombeiros portugueses, sendo por isso disponibilizada através da oferta formativa propinada. O curso conta com a colaboração do Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF) e do ICNF, I.P.