O Centro de Simulação e Realidade Virtual (CSRV) da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), em Sintra, dispõe de novas ferramentas tecnológicas para a formação de bombeiros e demais agentes de proteção civil. Os simuladores de helicóptero e de veículo automóvel passam a ser utilizados em ações de formação nas áreas de gestão de operações e gestão de meios aéreos.
Para instalar estes novos recursos pedagógicos, o CSRV foi ampliado com a construção de uma nova sala de simulação. As obras começaram no início de 2019 e prolongaram-se até junho.
O simulador de helicóptero foi adaptado a partir de um cockpit real (modelo Robinson R44), de modo a tornar a experiência imersiva ainda mais intensa. O cockpit, oferecido pela empresa ETI – Simulation & Engineering Solutions, está associado a um conjunto de três televisores que permitem visualizar os cenários em grande dimensão, podendo o controlo ser feito com comandos reais de helicóptero.
O simulador de helicóptero é para ser utilizado no âmbito dos cursos de Operações Aéreas na Supressão de Incêndios Rurais – Iniciação e Desenvolvimento, entre outros.
O simulador de automóvel foi também adaptado a partir de um habitáculo real e pode ser controlado através de volante e pedais. Este simulador serve para complementar os cenários criados no contexto da formação, concretamente para simular o tempo de viagem que decorre entre os quartéis e o local da ocorrência. Ambos os simuladores utilizam o software de simulação XVR.
Bombeiros vão ter um Centro de Simulação e Realidade Virtual