A sede da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) em Sintra recebeu no dia 21 de setembro a Missão Peer Review (Avaliação por Pares) da Comissão Europeia/Direção-Geral | European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations (ECHO), no âmbito da prevenção e preparação para sismos, tsunamis, acidentes em estabelecimentos Seveso e incêndios rurais. Esta missão contou também com a participação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
O presidente da Direção da ENB, Dr. José Ferreira, recebeu esta missão composta por dois peritos da DG ECHO, quatro peritos da Proteção Civil de Chipre, Espanha, Itália e Alemanha, um observador da OCDE e mais dois consultores, cuja organização foi articulada em Portugal pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito de um programa da Comissão Europeia/DG ECHO, que visa avaliar o setor da proteção civil e da gestão de riscos e catástrofes. O objetivo é facilitar o intercâmbio de boas práticas entre os países envolvidos e elaborar recomendações que possam contribuir para a melhoria das políticas de gestão e de operações.
Foi feita uma apresentação sobre a forma como está estruturada a formação dos Bombeiros portugueses, nomeadamente os seus desafios e constrangimentos.
A delegação visitou o Centro de Formação na Lousã, no dia 19, tendo observado especificamente a formação na área dos fogos rurais.
No dia 21, visitou Sintra, e durante cerca de 3 horas foi debatido o processo da formação e os participantes visitaram o Centro de Simulação de Realidade Virtual, experienciando as capacidades do centro e a sua importância como ferramenta pedagógica.
Puderam ainda observar como a ENB desenvolve cenários virtuais para a formação, estando neste momento a desenvolver 3 cenários para exercícios europeus, para fogos florestais, sismos e inundações, a aplicar nos exercícios europeus de 2019/2020.