Uma delegação do Training Center for Civil Protection and Disaster Relief da Eslovénia visitou nos dias 2, 3 e 4 de outubro a sede da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) em Sintra com o objetivo de conhecer e testar a tecnologia que é utilizada no Centro de Simulação e Realidade Virtual ao serviço da formação dos bombeiros portugueses e demais agentes de proteção civil.
A escola eslovena pretende vir a utilizar a simulação de realidade virtual na formação de bombeiros daquele país. Sendo igualmente membro da European Fire Service Colleges’ Association - EFSCA, a associação europeia de escolas de bombeiros, solicitaram ser recebidos na ENB, para poderem ter acesso a informação sobre as potencialidades deste recurso pedagógico.
Durante quase dois dias, puderam observar a formação ministrada no Centro de Formação de Sintra e os exercícios realizados, bem como tiveram oportunidade de realizar exercícios desenvolvidos a partir dos seus próprios interesses.
O estreitamento da cooperação é muito importante, até porque, esta escola eslovena é altamente conceituada na formação da área dos incêndios urbanos e industriais. Entretanto, poder-se-á vir a estabelecer um protocolo de cooperação, uma matéria que será analisada por ambas as instituições.