ENB acolheu reunião do CTIF - Forest Fires Commission: “How to prepare for The big One?”
2019-11-19 15:39:51

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) acolheu uma reunião da comissão Forest Fires Commission, do CTIF, da qual Portugal faz parte através da LBP, sendo a ENB observador, dedicada ao tema “Operational organization in the field in very large forest Fires. How to prepare for “The big One?”, no dia 13 de novembro, no Centro de Simulação e Realidade Virtual (CSRV), em Sintra.  

Coube ao presidente da Direção da ENB, Dr. José Ferreira, dar as boas-vindas aos participantes dos vários países na Sala dos Conselhos da ENB, em Sintra, e proceder à abertura dos trabalhos. O encontro contou com a participação de representantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Finlândia, França, Grécia, Noruega, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. 

Os trabalhos contaram com uma apresentação de Johann Georg Goldammer, da Global Fire Monitoring Center (GFMC ), da Alemanha, intitulada “Landscape fires in Germany 2018-2019: Small size, long duration, extreme impacts and challenges”. 

O Comandante de bombeiros  croata, Slavko Tucakovi?, abordou o tema “Wildland fires in Croatia 2019 – organization, statistics and lessons learned”, seguido pela Major Zisoula Ntasiou do Hellenic Fire Corps, com uma  apresentação sobre “Operational tools in the united coordination and operational center of hellenic fire corps – evia fire case study – are we really prepared for the big one?”

O austríaco Jörg Degenhart, da State Fire School Tyrol Air service, competitions, training, falou sobre “System forest fire in Austria”. O alemão Johann Georg Goldammer fez ainda uma segunda apresentação, desta vez sobre “Global landscape fires in 2019: Ridge walk between reality, media hype and political-public response”. 

A reunião terminou com uma apresentação do suíço Daniele Ryser, da Swiss Firefighters Association, dedicada ao tema “Forest fires in the Alps”. 

Após do encerramento dos trabalhos, os participantes visitaram o CSRV, onde puderam testar as ferramentas tecnológicas colocadas ao dispor da formação dos bombeiros portugueses e demais agentes da Proteção Civil. 

A Forest Fire Comission faz parte da CTIF - International Association of Fire and Rescue Services, fundada em 1900, em Paris, com o objetivo de incentivar e promover a cooperação entre bombeiros e outros especialistas em incêndio e salvamento de todo o mundo. Tem oficialmente milhões de membros em 39 países da Europa, América do Norte e Ásia, sendo a maior organização de combate a incêndios do mundo.

A CTIF tem várias comissões e grupos de trabalho, agrupados por áreas de interesse. A Forest Fire Comission visa proporcionar a troca de experiência, informação e boas práticas, bem como contribuir para uniformizar táticas, equipamentos e procedimentos na área dos incêndios florestais. A próxima reunião desta comissão terá lugar na região de Tirol, na Áustria, nos dias 19 e 20 de maio de 2020.

 

 

Ver fotogaleria do evento:

https://bit.ly/2XuBhHw 

 

Sítio web da CTIF - Forest Fire Commission:
http://ctif-forest-fires-commission.spis.hvz.hr/ 

 

Sítio web da CTIF - International Association of Fire and Rescue Services:
https://www.ctif.org/ 

ENB acolheu reunião do CTIF - Forest Fires Commission: “How to prepare for The big One?”
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#comissão #CTIF #ForestFireCommission #incêndios
jQuery Cookie Disclaimer Bar