A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) assinaram no dia 3 de dezembro, na Guarda, um protocolo de colaboração tendo em vista o lançamento de uma Pós-Graduação em “Média e Proteção Civil”. O documento foi assinado pelo Presidente da Direção da ENB, Dr. José Ferreira, e o Presidente do IPG, Dr. Joaquim Brigas, durante uma cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Dr. Patrícia Gaspar.
O protocolo prevê a articulação entre a ENB e o IPG no âmbito da realização de cursos de carácter superior politécnico e de ações de formação de base ou especializada, promovidas pelas duas entidades no seio da sua atividade conjunta, incluindo a troca de informação técnico-científica, o levantamento de necessidades formativas no meio envolvente, a construção, realização e acompanhamento dessas ações.
A Pós-Graduação em “Média e Proteção Civil”, certificada pelo IPG e pela ENB, visa capacitar os bombeiros e demais agentes de Proteção Civil a agirem de forma rápida e comunicarem eficazmente perante as situações de crise, entre outros objetivos. A mesma terá a duração de dois semestres e prevê-se que arranque no início de 2020. A assinatura deste protocolo marcou a abertura oficial do Ano Letivo 2019-2020 no IPG.
Oportunamente irá ser realizada uma sessão específica para a apresentação do curso de Pós-graduação, em data a acordar.