No seguimento da sua missão de formar e qualificar os bombeiros portugueses e demais agentes de proteção civil, a ENB ministrou 1.327 ações de formação, entre janeiro e dezembro de 2019, no âmbito do seu plano de formação externa que abrange todo o país.
No seguimento da política de descentralização da oferta formativa, desde 2016 que se verifica um aumento significativo das ações de formação que decorrem tanto nos Corpos de Bombeiros como nas Unidades Locais de Formação.
Já no que respeita à formação interna, também durante o ano de 2019, a ENB ministrou 135 ações de formação, nos três centros de formação – Sintra, Lousã e S. João da Madeira.
Bolsa reforçada com novos formadores
Para garantir a qualidade da oferta formativa que é ministrada anualmente aos seus formandos, a ENB integrou 77 novos bombeiros na sua bolsa de formadores, ao longo de 2019, nas mais diversas áreas de especialização.
Durante este período, passaram a inativos 62 formadores por solicitação dos próprios, por solicitação do Comandante ou pelo facto de não realizarem a formação de atualização e habilitante para manterem a sua valência ativa. Também foram excluídos 11 formadores, a pedido dos próprios ou pelo facto de terem sido exonerados.
No próximo ano, prevê-se um aumento considerável da bolsa de formadores, em resultado da realização de processos de seleção para formadores nas áreas do Pré-Hospitalar, Salvamento e Desencarceramento, Incêndios Rurais, Incêndios Urbanos, Comunicações, Condução de Veículos e Liderança.