A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) acaba de lançar duas medidas orientadoras para os Corpos de Bombeiros no âmbito da prevenção do COVID-19 e para casos de quarentena.
A primeira dessas medidas aplica-se em caso de isolamento profilático (quarentena para vigilância de sintomas), ou seja, informa sobre um conjunto de medidas a desenvolver caso os Bombeiros necessitem de ficar em quarentena para vigilância de sintomas.
A segunda medida enquadra-se ao nível das práticas de redução de contaminação, com base nas orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde (DGS), informando os Corpos de Bombeiros sobre um conjunto de medidas a desenvolver, de modo a prevenir a epidemia.
A ANEPC salienta que na prestação de cuidados de socorro e na emergência, o risco está sempre presente. E acrescenta que “é responsabilidade de todos tentar minimizar esse risco com pequenos gestos que diminuem a possibilidade de contágio, seja entre os bombeiros, seja com as famílias quando se chega a casa. Cada pequeno gesto pode fazer a diferença. Cuidar de si, é cuidar dos outros.”
Imagem: DGS