Uma equipa de formadores da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), do Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF), deslocou-se aos Açores para ministrar a formação em Extinção de Incêndios Rurais – Iniciação de 24 a 29 de agosto, em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
A formação decorreu na ilha Terceira e contou com a participação de 12 elementos dos Corpos de Bombeiros de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Faial. Para 2020, está ainda previsto um curso para os Corpos de Bombeiros de São Miguel, envolvendo um total de 24 participantes.
A Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) Extinção de Incêndios Rurais – Iniciação integra o plano formativo do SRPCBA desde 2019, ano em que foram realizados dois cursos destinados a 39 bombeiros das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial.
Segundo o Presidente do SRPCBA, Carlos Neves, em informação divulgada no sítio web da instituição, com esta formação, os bombeiros dos Açores ficam “mais preparados e prontos para responder a pedidos de auxílio de Portugal continental e de outras regiões insulares em situações de elevada gravidade no combate a incêndios, como já registado anteriormente”.
De acordo com o responsável, trata-se de uma formação “cada vez mais pertinente e necessária, tendo em consideração que se registou este ano um aumento de 20% nos incêndios rurais na Região, comparando com a média desde 2017”.
FOTO: SRPCBA