A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma das instituições formativas que integra o Projeto VR Effect, liderado pela Universidade da Noruega Ocidental de Ciências Aplicadas, com o objetivo de promover a utilização das tecnologias de simulação e realidade virtual na formação profissional de bombeiros e ao mesmo tempo estudar o seu impacto.
De acordo com um artigo publicado na revista Emergency Services Times, edição de dezembro de 2020, o interesse pelo uso da simulação e realidade virtual no contexto de formação cresceu nos últimos anos, à medida que a tecnologia se tornou mais acessível. Segundo a investigadora sueca Cecilia Wijkmark, que assina o artigo, “os resultados do estudo mostram que 86% dos bombeiros querem usar mais a realidade virtual na sua formação”.
O Projeto VR Effect visa permitir que as entidades formativas nas áreas da emergência e proteção civil experimentem este tipo de tecnologia e ao mesmo tempo recolher dados necessários para validar a sua eficácia. Além da ENB, integram este projeto o Fire Service College do Reino Unido, o RelyOn Nutec da Holanda, a Universidade de Coimbra, o Instituto Superior Técnico, entre outras entidades.
Leia o artigo Aqui