A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penela (AHBVP) assinaram no dia 17 de abril um protocolo de cooperação, nas instalações daquela associação humanitária, com o objetivo de constituir uma Unidade Local de Formação (ULF).
O documento assinado entre o Presidente da Direção da ENB, Vitor Reis, e o Presidente da Direção da AHBVP, Jorge Antunes, enquadra-se no objetivo estratégico de descentralizar fisicamente as infraestruturas de formação ao serviço dos Bombeiros e outros agentes de proteção civil. A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias.
A criação de uma ULF em Penela permitirá desenvolver a atividade formativa nas áreas dos incêndios rurais e urbanos, bem como em outras áreas consideradas essenciais para suprir as necessidades formativas do distrito de Coimbra.
A constituição da unidade de Penela vem reforçar a capacidade formativa da região de Coimbra ao aumentar o número de ULF existentes.