A nova Força de Sapadores Bombeiros Florestais do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, (ICNF), I.P. iniciou no dia 23 de agosto a sua formação técnica na Lousã. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB).
O objetivo desta ação é formar os elementos que irão constituir a Força de Sapadores Bombeiros Florestais do ICNF, criada em 2019, para prevenção e defesa dos espaços florestais.
A formação é composta por várias Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), como por exemplo, Segurança e Saúde no Trabalho do Sapador Florestal, Equipamentos e Veículos de Sapadores Florestais, Extinção de Incêndios Rurais, Vigilância e Primeira Intervenção em Incêndios Rurais, Medições florestais, Podas, Desbastes, Proteção contra Agentes bióticos Nocivos, Recuperação de Áreas Ardidas e Reabilitação de Povoamentos e Habitats Naturais, entre outras, num total de 975 horas.
A receção aos formandos contou com a presença do vogal da ENB, Dr. António Simões, do 2º Comandante da Força de Sapadores Bombeiros Florestais, Eng.º José Motaco, e do Diretor Regional Adjunto para a Gestão de Fogos Rurais do Centro, Dr. Elmano Silva.