Unidade Local de Formação no Porto
2015-01-16 14:54:55

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e a Câmara Municipal do Porto acabam de celebrar um protocolo para a criação de uma Unidade Local de Formação nas instalações do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto.

Esta é a segunda ULF a ser criada num município dotado de bombeiros sapadores (o primeiro protocolo foi assinado em julho de 2014 com a autarquia de Coimbra) e funcionará como um pólo formativo para todos os bombeiros do distrito, sejam profissionais ou voluntários. A instalação de ULF pretende minimizar as deslocações dos formandos e proporcionar-lhes, também, horários mais compatíveis com as suas atividades profissionais - um fator relevante se considerarmos que a maioria dos bombeiros portugueses dedica-se voluntariamente às missões de proteção e socorro.

O protocolo estipula, ainda, as bases de cooperação e articulação entre as duas entidades no que respeita à formação dos bombeiros do quadro do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto. 

Para o presidente da ENB, José Ferreira, ”este protocolo é a sequência de uma cooperação que tem vindo a ser consolidada a vários níveis e que sublinha o papel decisivo do BSB do Porto neste momento de viragem histórica na formação dos bombeiros portugueses”. O Batalhão tem estado na vanguarda da formação dos seus operacionais, como é o exemplo mais recente o Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida ministrado pela ENB e o The Fire Service College (Reino Unido) em que os Sapadores Bombeiros do Porto estiveram entre os primeiros. 

Com a criação desta unidade, a ENB aumenta a sua rede de infraestruturas de formação, passando a contar com 35 ULF protocoladas, das quais 8 foram criadas pela atual Direção em: Castelo Branco, Macedo de Cavaleiros, Coimbra, Fronteira, Parede de Coura, Vila Real de Santo António e Monchique (a instalar no futuro Centro de Recursos e Proteção Civil). 

 

Unidade Local de Formação no Porto
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

Unidades Locais de Formação

partilha-google+ LIGAÇÕES
Vídeo da assinatura do protocolo
partilha-google+ TAGS
#descentralizacao #formacaoexterna #sapadores #ULF
jQuery Cookie Disclaimer Bar