Novo Guia para a Formação de Ingresso
2014-10-10 17:23:38

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) acaba de lançar o primeiro módulo - Introdução ao Serviço de Bombeiro - do novo Guião do Curso de Formação para Ingresso na Carreira de Bombeiro Voluntário. Este novo produto pedagógico vem atualizar, no conteúdo e no formato, o Guia que a ENB disponibilizou aos corpos de bombeiros em 2009 e através do qual foi possível uniformizar, a nível nacional, os materiais de suporte pedagógico dedicados à primeira formação que um bombeiro recebe.

O novo guião segue o mesmo objetivo mas comporta algumas inovações, desde logo a atualização de conteúdos decorrente das alterações que, entretanto, foram efetuadas na legislação dos bombeiros e da proteção civil. Foram ainda incorporadas novas abordagens técnicas relativas às matérias que fazem parte do plano de formação dos estagiários. 

Uma das novidades do novo modelo - a abranger todos os módulos do curso de formação - é a criação de fichas de equipamento, fichas de manobra e fichas de exercício, destinadas, não só a complementar as sessões teóricas do respetivo módulo, mas também, a servir de base para o desenvolvimento das sessões de treino e instrução contínua do corpo de bombeiros. 

O guião deste módulo é constituído por um texto de apoio, nove unidades, mais uma que na versão anterior, a que correspondem 17 sessões teóricas, seis sessões práticas e três visitas de estudo.

No que respeita ao formato, e contrariamente ao guia anterior que foi distribuído em CD, esta nova ferramenta multimédia está disponível na plataforma de e-learning da ENB, onde pode ser descarregada, em versão para Windows ou Mac, pela estrutura de comando* – os responsáveis por assegurar o treino e a instrução contínua aos seus elementos.

Este novo guião é o resultado do trabalho de renovação de materiais pedagógicos que a ENB tem vindo a desenvolver desde 2013. Durante o corrente ano está previsto o lançamento dos guiões para os restantes módulos do Curso de Formação para Ingresso na Carreira de Bombeiro Voluntário, sendo que o próximo será o de incêndios florestais. 

* utilizar os mesmos dados de acesso da Plataforma Informática de Gestão da Formação 

Novo Guia para a Formação de Ingresso
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#descentralizacao #e-learning #formacaoexterna #ingresso #inovacao
jQuery Cookie Disclaimer Bar