A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) ministrou três ações de formação piloto de “Desenvolvimento de Competências de Liderança”, entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, em Sintra, dirigidas a chefes das Equipas de Intervenção Permanente (EIP).
As ações foram desenvolvidas no âmbito do projeto de investigação “Processo de liderança e saúde ocupacional dos bombeiros: Desenvolvimento de um programa de intervenção”, que conta com a participação da ENB, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenado pela Professora Maria José Chambel, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
O programa desta formação, criado a partir de resultados de estudos já realizados no decurso do projeto, visa promover novos comportamentos nos líderes das equipas que incentivem a adaptação e a resiliência dos restantes bombeiros face às situações adversas com que se deparam, fomentando ainda a sua saúde ocupacional.
As três ações piloto foram previamente divulgadas pelos Corpos de Bombeiros de todo o país, tendo as vagas sido preenchidas num curto espaço de tempo. A primeira decorreu nos dias 2 e 3 de novembro, a segundo a 4 e 5 do mesmo mês, e a última nos dias 9 e 10 de fevereiro.
Projeto na área da saúde ocupacional dos bombeiros vence concurso da FCT