A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e a ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais celebraram um protocolo de cooperação, no dia 28 de fevereiro, no Centro de Formação de Sintra, com o objetivo de promoverem um conjunto de iniciativas com vista à melhoria dos níveis de escolarização e qualificação, inicial e contínua, dos bombeiros portugueses.
O documento assinado pelo Presidente da Direção da ENB, Dr. Vitor Reis, e pelo Presidente da Direção da ANESPO, Dr. José Luís Presa, permitirá dinamizar processos educativos e formativos que conduzam à operacionalização das qualificações dirigidas a jovens e adultos, constantes do CNQ - Catálogo Nacional de Qualificações, relacionadas com a atividade dos bombeiros.
As duas instituições comprometem-se ainda a colaborar na implementação de processos de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, escolar e profissional, dirigidos aos elementos dos Corpos de Bombeiros.
A ANESPO representa as entidades proprietárias das escolas profissionais nos planos regional, nacional e internacional e procura contribuir para impulsionar a qualificação dos jovens e dos adultos e melhorar os índices de desenvolvimento económico e social do país.