Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida (SEIR)
2015-01-08 17:28:25

A ENB tem vindo a estreitar laços com organizações de referência internacional para o incremento da qualidade e inovação na formação ministrada. Entre as várias parcerias com entidades congéneres, a Escola iniciou um processo de cooperação com a PCS – Creative Solutions, entidade especializada em formação de emergência e defesa. Através desta colaboração existe, pela primeira vez em Portugal, um Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida (Firefighter Survival and Rapid Intervention Crew) devidamente reconhecido e certificado internacionalmente.
Este curso, de 24 horas distribuídas por três dias, permite elevar os procedimentos operacionais de segurança no corpo de bombeiros através da qualificação de quem integra ou lidera operações de socorro, especialmente na Equipa ou Brigada de Intervenção Rápida.
O desenvolvimento desta nova oferta formativa iniciou-se com a devida habilitação dos formadores internos da ENB cuja formação foi assegurada pelos master trainers - os únicos habilitados a formar formadores – e que além da vasta experiência formativa estiveram envolvidos em grandes teatros de operações, entre os quais: o ataque ao World Trade Center, o desastre do vaivém espacial Columbia e o furacão Katrina.
Posteriormente, os master trainners supervisionaram os dois cursos (tirocínio) ministrados a bombeiros e aos formadores externos de combate a incêndios urbanos e Industriais que preencheram, por ordem de inscrição, as vagas limitadas. Entretanto, o Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida foi integrado na oferta formativa propinada da ENB e tem registado bastante procura contando com a referência e o testemunho dos formandos.

Sobre o curso
O bombeiro encontra no incêndio estrutural um ambiente hostil e incrivelmente dinâmico tornando-se absolutamente necessário garantir a segurança individual e coletiva.
O Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida foi especialmente desenvolvido com o objetivo de evitar ferimentos ou perdas humanas, reduzindo os riscos que os bombeiros enfrentam no combate a incêndios urbanos e industriais.
Com forte ênfase em técnicas de sobrevivência, o curso proporciona ao formando uma melhor compreensão dos potenciais perigos dando-lhe um conjunto de ferramentas práticas que, em caso de emergência, podem fazer a diferença entre a vida e a morte.
O Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida é certificado internacionalmente e será ministrado, com base na norma NFPA 1407, por formadores devidamente habilitados e formados por master trainers. Para além do nível de certificação, esta formação diferenciadora também se distingue pela sua metodologia vincadamente prática. 
A formação obedece a padrões internacionais e visa proporcionar uma melhor compreensão dos conceitos de sobrevivência do bombeiro. Os formandos aprendem a atuar de forma pró-ativa na segurança, promovendo-se técnicas para a resolução de problemas que aumentam a sua autoconfiança em caso de emergência.

O conteúdo programático do curso inclui, entre outros, os seguintes temas:
• Desenvolvimento de uma cultura de sobrevivência;
• Prevenção de acidentes com bombeiros;
• Procedimentos operacionais de segurança;
• Bombeiro em situação de emergência;
• Utilização de aparelho respiratório isolante de circuito aberto (ARICA);
• Ação do Comandante das Operações de Socorro;
• Operações da Equipa/Brigada de Intervenção Rápida (NFPA 1407);
• Práticas de sobrevivência.

Mais informação

Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida (SEIR)
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

Bombeiros

partilha-google+ LIGAÇÕES
Galeria Imagens
Reportagem BPS
partilha-google+ TAGS
#inovacao #propinada #SEIR
jQuery Cookie Disclaimer Bar