Projeto “Gerações Bravo” quer conhecer motivações no voluntariado
2023-10-27 11:37:43

Conhecer as motivações das mulheres e dos homens que escolheram ser bombeiros voluntários em Portugal, optando por uma das formas mais exigentes de voluntariado, é o principal objetivo do projeto “Gerações Bravo”, lançado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no dia 25 de outubro, na sua sede em Carnaxide.

De acordo com a ANEPC, o projeto irá auscultar, através de um questionário que ficará disponível online, a partir de janeiro de 2024, três gerações de bombeiros, com idades entre os 18 e os 70 anos, que integram o quadro ativo, de comando, mas também de honra e de reserva, visando compreender a sustentabilidade futura do voluntariado e definir estratégias de incentivo ao voluntariado nos bombeiros voluntários. Os resultados do projeto deverão ser apresentados em março do próximo ano.

Esta auscultação pretende ainda conhecer a influência de variáveis sociodemográficas, idade, local de residência, contexto social e familiar, habilitações literárias no processo de entrada, permanência ou saída de um corpo de bombeiros.

Na cerimónia de lançamento, na qual participaram a Secretária de Estado da Proteção Civil, Dr.ª Patrícia Gaspar, o Presidente da ANEPC, Brigadeiro-General José Duarte da Costa, a Diretora Nacional de Bombeiros, Eng.ª Susana Silva, e o Vogal da Direção da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Eng.º Pedro Lopes, foi exibido o primeiro de um conjunto de vídeos promocionais alusivos ao projeto, produzidos em parceria com a ENB.  

Atualmente, segundo a ANEPC, existem 27.257 bombeiros voluntários no ativo e no comando, além dos 5.015 no quadro de honra e 16.476 na reserva.

Projeto “Gerações Bravo” quer conhecer motivações no voluntariado
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#bombeiros #Parcerias
jQuery Cookie Disclaimer Bar