A segunda Reunião Geral do projeto europeu FIRE-RES decorreu nos dias 7, 8 e 9 de novembro, nas cidades do Porto e Penafiel, na qual os parceiros envolvidos procuraram discutir soluções capazes de reduzir os incêndios rurais extremos e aumentar a capacidade da União Europeia ao nível da prevenção e gestão de catástrofes ambientais.
A Escola Nacional de Bombeiros (ENB), que integra o projeto FIRE-RES, participou nos trabalhos, tendo sido representada pelo Presidente da Direção, Dr. Vitor Reis, e pela coordenadora do Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) da ENB, Eng.ª Verónica Catarino.
Durante os três dias decorreram intervenções de membros do Conselho Consultivo do FIRE-RES, palestras de especialistas, visitas de campo e ainda a Assembleia Geral do consórcio.
Tornar a Europa mais resiliente face a eventos extremos de incêndios florestais, desenvolvendo um conjunto de ações inovadoras, é o objetivo principal do projeto FIRE-RES, que significa “Tecnologias inovadoras e soluções socio-ecológicas e económicas para territórios resilientes ao fogo na Europa” e vigora até final de 2025.
O FIRE-RES é promovido por um consórcio de 34 parceiros de 13 países, que inclui universidades, centros de pesquisa, organismos de resposta a emergências, empresas de tecnologia, indústria e organizações da sociedade civil, sendo coordenado pelo Centro de Ciência e Tecnologia Florestal da Catalunha, de Espanha.
Sítio do projeto FIRE-RES: https://fire-res.eu/