A Força Aérea Portuguesa, em conjunto com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), organizaram de 15 a 19 de abril o Exercício SEIEX´24, a partir do Aeródromo de Seia, no qual participaram também a Guarda Nacional Republicana (GNR) e diversos Corpos de Bombeiros de norte a sul do país. A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) acompanhou o exercício, através da sua equipa técnica audiovisual, que procedeu à recolha de fotografias e vídeos para fins pedagógicos e formativos.
O exercício de âmbito nacional permitiu testar os procedimentos de busca e resgate com helicópteros da Força Aérea, no quadro do sistema integrado de operações de proteção e socorro, assim como a capacidade de cooperação e a interoperabilidade entre os operacionais envolvidos.
O exercício decorreu com recurso a três helicópteros ligeiros AW119 Koala da Esquadra 552 – “Zangões” da Força Aérea Portuguesa, sedeada na Base Aérea N.º 11, em Beja, utilizados em missões de busca e salvamento, com possibilidade de resgate, tanto no mar como em terra.
O exercício envolveu militares da Força Aérea, operacionais da Proteção Civil – elementos da estrutura de Comando da ANEPC, elementos da Força Especial de Proteção Civil e Bombeiros oriundo de Corpos de Bombeiros de norte a sul do país – e elementos do INEM e do Grupo de Montanha da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.
Durante o exercício a equipa técnica audiovisual da ENB procedeu à recolha de imagens, em formato de fotografia e vídeo, para fins pedagógicos, tendo em vista a melhoria contínua da formação ministrada na área de busca e salvamento.