No dia 4 de maio de 1995 nascia a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), a autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses que assumia como missão promover a formação dos bombeiros e demais agentes de proteção civil em Portugal. A sua criação deve-se à estreita colaboração institucional entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), mantendo-se até hoje, data em que assinala o seu 29º aniversário.
Ao longo de uma jornada que já conta com 29 anos, a ENB tem vindo a consolidar-se como um pilar fundamental na capacitação e qualificação das mulheres e homens que dedicam as suas vidas à proteção e socorro da comunidade.
A nível internacional, a ENB tem captado cada vez mais a atenção de organizações congéneres, que pretendem ter conhecimento da sua atividade e das boas práticas desenvolvidas ao nível da formação, principalmente na área do combate a incêndios florestais e na utilização de novas tecnologias no processo formativo. Ao longo do último ano, recebeu a visita de delegações da Albânia, Alemanha, Áustria, Brasil, Catalunha, Dinamarca, França, Lituânia e Turquia.