Comemoração dos 20 anos da ENB
2015-05-04 16:38:28

A ENB celebra hoje o seu 20º aniversário. Para comemorar este dia especial na história da instituição foi organizada uma pequena cerimónia com os colaboradores, antigos dirigentes, a quem se juntaram os responsáveis do Governo (a ministra da Administração Interna – Anabela Rodrigues, e o respetivo secretário de Estado - João Almeida), o presidente da autarquia da Sintra - Basílio Horta, assim como representantes das principais entidades da proteção e socorro entre os quais se destacam o Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil – major-general Grave Pereira e o Diretor Nacional de Bombeiros – Pedro Lopes.   

A sessão solene realizou-se no recém-inaugurado Centro de Simulação e Realidade Virtual onde o presidente da ENB, José Ferreira, fez uma breve resenha histórica do contributo que a ENB presta à sociedade portuguesa ganhou novos contornos em 2014. Foi dado um enorme passo na evolução progressiva dos últimos anos e que tem servido de alicerce ao aumento da qualidade dos serviços que os bombeiros prestam às suas comunidades. 

O presidente da Escola aproveitou a oportunidade e a presença de responsáveis governamentais para colocar algumas questões relacionadas com o financiamento da formação de bombeiros. A terminar a sua intervenção, José Ferreira deu conta dos excelentes resultados atingidos no último ano e dos novos projetos da ENB: a construção de um campo de treinos e o reforço da formação descentralizada com o recrutamento de mais 394 formadores.

A ministra da Administração Interna aproveitou a ocasião para prestar homenagem a todos os formadores da escola que se “tornou de referência” e deve consolidar o projeto preparando o seu futuro”. “Há que manter a qualidade e exigência da formação, corrigir e adaptar as medidas que se mostrem aquém do desejado e saber concretizar, no contexto nacional, as melhores e mais recentes práticas internacionais”, salientou.

Os três eixos de atividade na ENB para 2015 assentam em “melhorar o acesso, garantir a qualidade e fomentar a inovação”, notou a ministra, sublinhando que a aposta no novo Centro de Simulação de Realidade Virtual assume uma “enorme relevância” na melhoria da formação dos bombeiros.

A sessão terminou com a entrega da Medalha de Mérito - Grau Ouro da C.M. de Sintra pelas mãos do seu presidente. 

O dia ficou também marcado pela homenagem a quem se entregou à causa dos bombeiros portugueses. A sala de formação dos tripulantes de ambulância de socorro tem agora o nome do formador falecido há cerca de um ano, o saudoso Carlos Alves, e na capela foi inaugurado um memorial aos bombeiros falecidos em serviço nos últimos 20 anos.

 

Mensagem do secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida.

 

Mensagem do 1º Presidente da ENB (1995-1997), José Barreira Abrantes.

 

Mensagem do 3º Presidente da ENB (2002 a 2010), Duarte Caldeira

Comemoração dos 20 anos da ENB
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

A Escola

partilha-google+ LIGAÇÕES
TVI 24: Ministra presta homenagem aos bombeiros
jQuery Cookie Disclaimer Bar