A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) acaba de lançar um novo cartaz de sensibilização sobre a "Classificação dos Acidentes com Matérias Perigosas", que sintetiza de forma clara e objetiva a informação que deve ser transmitida pelos operacionais no contexto de um acidente com matérias perigosas.
A classificação do tipo de acidente facilita a sua caracterização e a perceção da gravidade da ocorrência, podendo ser necessário a intervenção de equipas especializadas. A informação transmitida é considerada fundamental quando acontecem acidentes com veículos que transportam matérias perigosas.
O cartaz descreve os acidentes ferro-rodoviários, classificando-os como do Tipo 1, 2, 3, 4 e 5. O mesmo acontece para os acidentes Industriais, que podem ser do Tipo, 1, 2 e 3, de acordo com o nível de perigosidade, para as pessoas e instalações onde ocorrem.
Este novo recurso pedagógico é dirigido principalmente a bombeiros, formadores e formandos que operam na área das matérias perigosas. Está disponível no sítio da Internet da ENB, em https://rb.gy/fkfa2y, onde pode ser descarregado para impressão.
Em curso está também, como habitualmente, a sua distribuição em formato físico junto dos Corpos de Bombeiros de todo o país.
Cartaz: https://rb.gy/fkfa2y