A Escola Nacional de Bombeiros (ENB), o Centro de Estudos de Fátima (CEF) e três Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, Caxarias, Fátima e Ourém, assinaram no dia 19 de setembro, nas instalações do CEF, em Fátima, um protocolo de cooperação com vista à constituição e funcionamento do Curso Profissional de Bombeiro (Nível 4) no concelho de Ourém.
A parceria firmada entre o Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, o Diretor Pedagógico do CEF, Manuel Bento, o Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Caxarias (AHBV), Sérgio Fernandes, o Presidente da AHBV de Fátima, Amorim Gonçalves, e o Vice-Presidente da AHBV de Ourém, André Lopes, permitirá aos jovens estudantes do concelho frequentar o Curso Profissional de Bombeiro (nível IV). Na cerimónia de assinatura do protocolo esteve também presente o Diretor da área de Formação da ENB, Marco Martins.
O curso funcionará alternadamente nas instalações do CEF e nos quarteis dos Corpos de Bombeiros do Concelho de Ourém, detidos pelas três Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários deste Município, procurando assim contribuir para a qualificação profissional de jovens formandos, para a sua empregabilidade e prosseguimento de estudos.
O CEF assumirá a gestão escolar do curso, promovendo a sua implementação e produzindo materiais de divulgação e comunicação, disponibilizando também recursos relacionados com espaços, equipamentos, serviços de âmbito educativo e formativo.
As Associações Humanitárias de Caxarias, Fátima e Ourém, através dos respetivos Corpos de Bombeiros, assumirão a formação técnica do curso, de acordo com os requisitos de qualificação exigidos pela ENB, e as UFCD necessárias à qualificação técnica e profissional requeridas à certificação e empregabilidade dos jovens que concluem a formação com sucesso.
No âmbito do protocolo estabelecido, caberá à ENB o apoio técnico-pedagógico, acompanhamento e monitorização do curso, bem como o reconhecimento das UFCD que fazem parte da formação de ingresso na carreira de bombeiro voluntário, o que permite aos alunos integrar um corpo de bombeiros, caso assim o pretendam.