Alunos do Técnico testam foguete no recinto da ENB
2024-09-24 09:26:26

Os alunos do Instituto Superior Técnico (IST) que integram o projeto “Rocket Experiment Division (RED)”, do AeroTéc (Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial) regressaram, no dia 13 de setembro, ao recinto exterior do Centro de Formação de Sintra da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), para simularem o lançamento de um foguete, a que deram o nome de Adamastor. A iniciativa contou com o apoio da ENB e do Atlantic Spaceport Consortium Lda (ASC).

Um ano após o lançamento do foguete Camões, os alunos testaram com sucesso o Adamastor, depois deste ter sido montado no recinto da escola e amarrado, na vertical, com cabos de aço, na torre de lançamento, que também eles montaram. Este teste visou preparar o grupo de estudantes para a competição EuRoC 2024 que se realiza proximamente.

A acompanhar o teste estiveram também dois elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, apoiados por um Veículo Tanque Tático Florestal (VTTF), de modo a garantir partes fundamentais dos procedimentos de segurança.

O ASC é uma entidade criada com o intuito de responder ao desafio lançado pelo Governo Regional dos Açores para construção e operação de um Porto Espacial na Região Autónoma dos Açores. 

 

Alunos do Técnico testam foguete no recinto da ENB
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#simulação
jQuery Cookie Disclaimer Bar