As obras de reabilitação de coberturas do edifício sede da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), em Sintra, vão avançar no próximo dia 1 de outubro, em resultado do concurso público promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e subsequente adjudicação da obra.
O Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, recebeu recentemente a equipa responsável pela intervenção e respetivo acompanhamento, que se deslocou a Sintra para verificar as condições no local e preparar o início das obras, composta pelos arquitetos Henrique Vaz Pato e Cláudia Marques da ANEPC, e pelos representantes empresariais, António Júnior, Nuno Cardoso e Luís Ganda.
A intervenção irá dotar o edifício de uma cobertura nova, dada a necessidade de obras urgentes na atual, com infiltrações e em mau estado de conservação. A obra foi adjudicada à empresa Vertice Visionário-Engenharia e Construções LDA, cuja proposta foi selecionada no âmbito do concurso publicado no Diário da República, de 9 de abril de 2024 (Anúncio de procedimento n.º 6696/2024).
A empreitada de reabilitação tem como preço contratual o montante de 276.179,02€ (duzentos e setenta e seis mil, cento e setenta e nove euros e 2 cêntimos) está orçamentada em 350.000,00 euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, e prevê um prazo de execução de 180 dias para finalização da obra.