O Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), na Lousã, recebe de 30 de setembro a 4 de outubro o curso de formação de nível internacional intitulado “Incident Commanders and Fire Analysts in Extreme Wildfire Events (EWE)”. A formação decorre no âmbito do projeto FIRE-RES que significa “Tecnologias inovadoras e soluções socio-ecológicas e económicas para territórios resilientes ao fogo na Europa”, promovido por um consórcio internacional que integra a ENB.
O Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, participou na sessão de abertura do curso, realizada logo no primeiro dia na Lousã. Durante cinco dias, dez formandos de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Suécia vão adquirir conhecimentos e competências técnicas e operacionais com o intuito de melhorar o trabalho conjunto do Comandante de Operações e do Analista de Incêndios em cenários de eventos extremos de incêndios florestais.
O FIRE-RES é promovido por um consórcio de 34 parceiros de 13 países, que inclui universidades, centros de pesquisa, organismos de resposta a emergências, empresas de tecnologia, indústria e organizações da sociedade civil, sendo coordenado pelo Centro de Ciência e Tecnologia Florestal da Catalunha, de Espanha.
O projeto vigora desde dezembro de 2021 até final de 2025 e conta com um financiamento de 19,8 milhões de euros ao abrigo do programa europeu Horizonte 2020.