Uma equipa constituída por oito formadores de bombeiros proveniente da Áustria frequentou a ação de formação "Forest and Vegetation Firefighting", realizada nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), na Lousã.
Os formadores austríacos chegaram a Portugal no dia 9 de outubro, tendo sido recebidos em Sintra pelo Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, e pelo Vogal da Direção, Albertino Ventura. Após uma apresentação institucional da atividade desenvolvida pela escola, os visitantes deslocaram-se ao Centro de Simulação e Realidade Virtual, onde o formador Pedro Cunha demostrou o potencial daquela infraestrutura tecnológica na formação de bombeiros e outros agentes de proteção civil.
No CFEIF, a equipa foi recebida pela respetiva coordenadora, Verónica Catarino, tendo nos dias 10 e 11, frequentado a ação de formação, na área dos incêndios rurais, executando sobretudo técnicas de extinção, com a realização de práticas no terreno. Os bombeiros tiveram ainda oportunidade de assistir à demonstração da aplicação de um produto retardante para extinção de incêndios florestais, e treinaram técnicas de ignição, com a utilização de pinga-lumes, para realização de queimada de resíduos de exploração florestal.