O Conselho Geral da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) reuniu, no dia 15 de outubro, no edifício sede, em Sintra, para uma breve apresentação dos membros que o compõem e respetivas competências, e abordar outros assuntos de relevo para a dinâmica da instituição. Desde 2003 até 2021, o Conselho Geral manteve-se inativo, tendo apenas reunido quatro vezes, entre 2021 e 2023.
A constituição e o regular funcionamento deste órgão consultivo da ENB decorrem de uma obrigação estatutária que determina também a sua composição. O Conselho Geral tomou posse a 1 de julho deste ano, no mesmo dia em que foi empossada a atual Direção eleita para o triénio 2024-2027.
Durante a reunião foram apresentadas as áreas de atuação da ENB, a proposta de bases para a estratégia de mudança e evolução da ENB, os Planos da formação 2025 e o guião para a instrução das escolas de infantes e cadetes nos Corpos de Bombeiros.
O Conselho Geral é constituído pelo Comandante António Carvalho (Presidente), pela representante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Susana Silva, pelo representante da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Comandante Rui Leitão, pelo representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Marco dos Santos Martins, pelo representante da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, pelo Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, e pela Presidente do Conselho Científico e Pedagógico da ENB, Carla Rodrigues, que participou nesta reunião via online.