Método inovador no combate a incêndios apresentado em Sintra
2024-10-22 10:48:30

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) disponibilizou o Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, no Centro de Formação de Sintra, no dia 18 de outubro, para a apresentação de um método inovador no combate de incêndio, denominado JetFreezr, pela empresa MICROSEGUR, tendo a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) se associado a esta iniciativa. 

A apresentação contou com a participação do Presidente da ENB, Lídio Lopes, do Presidente da LBP, António Nunes, do representante do Secretário de Estado da Proteção Civil, Tenente-Coronel Gisela Meireles e Paulo Amaral, do Vogal da ENB, Albertino Ventura e de diversos responsáveis da empresa promotora. Ao evento assistiram ainda formadores, profissionais de segurança com responsabilidades na prevenção e combate a incêndios, e na gestão de segurança contra incêndios.

O JetFreezr constituiu tecnologia inovadora de combate e extinção de incêndios, que utiliza dióxido de carbono em forma criogénica. Esta solução distingue-se pela utilização de um jato de CO2 criogénico, que liberta até 150 gl/min a uma temperatura de -78 ºC, com uma composição de 70% de gelo seco e 30% de gás. Segundo a MICROSEGUR, promete revolucionar a forma de combate aos incêndios, proporcionando uma extinção mais rápida, segura e eficiente, preservando simultaneamente o património não atingido pelo fogo.

No final da apresentação, Gisela Meireles, dirigiu os parabéns à ENB pela iniciativa. “A ENB é a escola que forma os nossos bombeiros, é muito importante que esteja na vanguarda da inovação, com novos sistemas que permitam o combate mais eficaz aos incêndios urbanos e rurais e uma maior proteção para os nossos bombeiros”.     

No âmbito da segurança contra incêndios em edifícios, “parece-me ser um sistema que poderá vir a ter muito bons resultado” e também em determinadas áreas importantes em Portugal, “como o combate a incêndios rurais, a proteção de habitações e também na autoproteção dos bombeiros”.

O Presidente da LBP, António Nunes, referiu que a LBP e a ENB “estão sempre na linha da frente na constatação de qualquer produto ou equipamento que possa beneficiar a qualidade oferecida aos nossos bombeiros no combate aos incêndios e disponíveis para participar em projetos inovadores”.

Para António Nunes, o método apresentado faz parte da “evolução tecnológica dos vários produtos à disposição dos bombeiros, melhorando a sua atividade de combate aos incêndios”. Referindo-se ao papel da ENB, neste contexto, o responsável da Liga referiu estar “confiante de que a nova Direção da ENB seja capaz de fazer a transformação da escola, naquilo que é a sua modernização e adaptação às novas realidades no combate a todo o tipo de acidentes graves, catástrofes ou calamidades.”  

De acordo com o Presidente da ENB, Lídio Lopes, “a ENB deste novo tempo quer estar à frente e não atrás do prejuízo” e, por isso, “estivemos imediatamente abertos, perante o desafio de fazer aqui esta demonstração”, tratando-se de um processo que encerra em si a desejada inovação. “A escola está a procurar responder a estes novos desafios e novos riscos com que vamos sendo confrontados”. 

“Desde que assumi a escola como responsabilidade, digo sempre: Formação competente, treino duro, combate fácil. Ninguém treina duro se não tiver a montante uma formação competente”, conclui o responsável.

O Presidente da ENB, adiantou ainda que no dia 30 de outubro será inaugurado no Centro de Formação de Sintra um novo e igualmente inovador, por ser único em Portugal, campo de treino de combate a incêndios em painéis fotovoltaicos, através de um protocolo com a EDP.

Método inovador no combate a incêndios apresentado em Sintra
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#incêndiosrurais #incêndiosurbanos
jQuery Cookie Disclaimer Bar