ENB inaugura veículos para formação com o apoio do PRR
2024-10-29 13:19:54

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) dispõe de seis novos veículos operacionais de apoio à atividade formativa que é ministrada junto dos bombeiros e demais agentes de proteção civil, adquiridos com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia. O Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, presidiu à cerimónia de inauguração dos veículos, realizada no dia 28 de outubro, no Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) da ENB, na Lousã.

A cerimónia contou com a presença do Presidente Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPEC), Brigadeiro-General Duarte da Costa, do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LPB), António Nunes, de representantes dos Municípios da Lousã, Sintra e São João da Madeira, do Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes.

O Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, enalteceu o papel desenvolvido pela ENB na formação dos bombeiros em Portugal e a sua importância para o dispositivo da Proteção Civil. “O trabalho da Escola é essencial enquanto garante da formação inicial e também contínua dos bombeiros”, tanto voluntários como profissionais, referiu Paulo Ribeiro. Estas viatura irão permitir “uma melhor preparação e capacitação” dos bombeiros, a fim de "proteger as pessoas e os bens do país”.

O presidente da LBP, António Nunes, dirigiu um pedido ao Governo, aproveitando a presença do Secretário de Estado, de “olhar a ENB com um carinho especial”. Sublinhou de forma elogiosa, deixando os parabéns da LBP ao trabalho já desenvolvido pela Direção da ENB desde julho passado, data da posse. Tanto o Presidente da Liga como o da ANEPC, defenderam a transformação da ENB numa escola superior de formação dos bombeiros portugueses.

Já o presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, adiantou que os novos veículos “são fundamentais para garantir a execução da formação na área de incêndios rurais, incluindo as devidas condições de segurança”. E acrescentou: “se mais viaturas houvesse, com certeza que poderíamos encontrar mais denominadores comuns, porque dispomos de 39 espaços pelo país onde temos uma unidade local de formação e, em cada Corpo de Bombeiros, acontece ENB através da formação que é ministrada”.

Em reconhecimento pelo apoio prestado pelo Município da Lousã à ENB ao longo dos anos, nomeadamente ao CFEIF, o presidente da LBP, António Nunes, agraciou o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, com a “medalha de agradecimento”. 

Após o pároco António Domingues ter procedido à bênção dos veículos, os mesmos foram batizados com os respetivos nomes. Os dois VFCI - Veículo Florestal de Combate a Incêndios receberam os nomes de Ministério da Administração Interna e o da ANEPC, o VLCI - Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios recebeu o nome de LBP e os três VTTP - Veículo Tático de Transporte de Pessoal, os nomes de Município de Sintra, Município da Lousã e Município de São João da Madeira.

Estes veículos operacionais destinados a ministrar formação aos bombeiros que intervêm no combate aos incêndios rurais constituem-se como recursos fundamentais para aumentar a capacidade formativa da ENB, estando a sua aquisição enquadrada na componente C8 do PRR, no âmbito do Programa MAIS Floresta. O investimento nestes recursos formativos ascende a 442 mil e 200 euros, tendo a sua aquisição sido aprovada através da Portaria n.º 544/2022, de 21 de junho. 

 

ENB inaugura veículos para formação com o apoio do PRR
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#CFEIF #formação #PRR #veículos
jQuery Cookie Disclaimer Bar