ENB inaugura Campo de Treino de Combate a Incêndios em Painéis Fotovoltaicos
2024-11-02 10:26:33

O Centro de Formação de Sintra da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) dispõe de uma nova infraestrutura inovadora que irá colocar ao serviço da formação de bombeiros. Trata-se de um Campo de Treino de Combate a Incêndios em Painéis Fotovoltaicos, inaugurado no dia 31 de outubro, na sequência de um protocolo de colaboração assinado com a EDP Comercial – Comercialização de Energia. 

O documento foi firmado em Sintra pelo Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, e o administrador da EDP, Carlos Moreira, na presença do representante do Secretário de Estado da Proteção Civil, Tenente-Coronel Gisela Meireles, do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Eduardo Correia, e do Vogal da ENB, Albertino Ventura.

A nova infraestrutura está integrada no Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais (IUI) e permitirá aos formandos treinar medidas de atuação de combate de incêndios em instalações fotovoltaicas, especialmente, nas instalações existentes nas coberturas de edifícios. 

A utilização de centrais fotovoltaicas em Portugal tem vindo a ter um crescimento cada vez mais acentuado, sendo que, este tipo de instalação, é caracterizado por especificidades no que respeita ao risco de incêndio, em particular no processo de resposta à emergência.

A instalação e substituição dos painéis fotovoltaicos está a cargo da EDP, de modo a permitir a formação dos bombeiros, sobre as condições técnicas e de operação deste tipo de sistema e também desenvolver conhecimento sobre a melhor forma de aplicar o regime de Segurança contra Incêndios em Edifícios (SCIE) a todo o ciclo de vida das centrais fotovoltaicas instaladas em coberturas de edifícios. O campo de treino é composto de dez painéis fotovoltaicos.

O administrador da EDP manifestou a sua satisfação em relação à parceria estabelecida, referindo que este protocolo “reflete aquilo que nos une, que é a segurança das pessoas e bens”. Carlos Moreira sublinhou a importância desta infraestrutura uma vez que o objetivo da empresa é “vir a ter os telhados quase todos forrados em Portugal com painéis fotovoltaicos”. 

A representante do Secretário de Estado da Proteção Civil dirigiu os parabéns à ENB e à EDP pela concretização do projeto, sublinhando tratar-se de mais um passo para tornar a Escola num “centro de excelência para a formação dos nossos bombeiros”. Ao mesmo tempo é uma “nova ferramenta para acudir às novas condições e evolução da sociedade”. 

A nova infraestrutura constitui “uma inovação que não existe em Portugal”, referiu o Presidente da ENB, Lídio Lopes, destacando que existem cada vez mais casas no país com este tipo de equipamento “o que representa um risco cada vez maior” em termos de segurança e combate a incêndio. A parceria com a EDP permite “ter um espaço com qualidade para que os formandos fiquem preparados para combater”. 

O representante da Liga referiu que, enquanto sócio da ENB, “é corresponsável por tudo o que a Escola faz”, sendo que a assinatura do protocolo “é um passo em frente num domínio novo”. A ENB “coloca-se assim na linha da frente nesta meteria, que faz parte da estratégia da nova Direção”, e para que “os bombeiros se capacitem cada vez mais para os diferentes cenários”. 

ENB inaugura Campo de Treino de Combate a Incêndios em Painéis Fotovoltaicos
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#bombeiros #formação #protocolo
jQuery Cookie Disclaimer Bar