Pós-Graduação Gestores de Emergência e Socorro
2015-01-15 00:13:46

A ENB - Escola Nacional de Bombeiros juntou-se ao ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa) e ao ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Aveiro) no desenvolvimento da Pós-Graduação Gestores de Emergência e Socorro.

É uma parceria inédita na formação em Proteção Civil, sendo a primeira vez que três instituições de ensino, duas superiores e uma técnica se unem para desenvolver uma oferta formativa diferenciadora e ajustada aos desafios cada vez mais exigentes da gestão de emergências nas empresas e na proteção e socorro civis.

Esta Pós-Graduação única para Gestores de Emergência e Socorro pretende formar técnicos de elevada qualidade devidamente preparados para atuar, a nível estratégico e prático, perante os novos ou diferentes tipos de perigos riscos e ameaças. Desastres naturais, acidentes ferroviários, marítimos, aéreos ou de tráfego, incêndios, ameaças nucleares, radiológicas, biológicas ou químicas, terrorismo, são desafios constantes à segurança dos cidadãos, infraestruturas e ambiente.

Para responder a estes eventos é necessário gerir e mitigar o risco, bem como saber como reduzir as vulnerabilidades. Previsão, gestão da informação e das consequências dos perigos são competências que os técnicos e gestores de emergências e socorro terão de dominar, a par da organização da resposta e da intervenção.

A Pós-Graduação Gestores de Emergência e Socorro foi especificamente concebida para proporcionar um conhecimento conjugado com a prática operacional. Para o efeito, ISEC e ISCIA – instituições com experiência e oferta formativa em Proteção Civil – estabeleceram uma parceria com a ENB para o desenvolvimento de unidades curriculares exclusivamente operacionais através das quais se promovam e empreguem as capacidades, dimensões, tecnologias e processos exclusivos do universo dos agentes de proteção civil.

“É um reconhecimento e uma valorização do trabalho que a ENB tem levado a cabo, nas últimas duas décadas, para o desenvolvimento do sistema nacional de proteção civil de Portugal” sublinha José Ferreira, presidente da Escola Nacional de Bombeiros. 

“Faz parte dos nossos objetivos estratégicos, estabelecer parcerias com Instituições de Ensino Superior em áreas de estudo e investigação relevantes para a atividade dos bombeiros. Pois acreditamos que a cooperação e articulação pedagógicas implícitas nesta troca de experiências poderão também repercutir-se posteriormente na nossa atividade, incorporando o conhecimento de vanguarda nos programas e conteúdos”.

José Ferreira termina por destacar que “esta parceria, além de inédita, é também inovadora” por ser ministrada em blended learning (ensino presencial complementado por uma plataforma de e-learning) e por utilizar simuladores de realidade virtual num processo de implementação que a ENB está agora a encetar. “Estas novas ferramentas formativas permitirão a aplicação prática dos conhecimentos, nomeadamente ao nível da tomada de decisão em cenários de gestão de situações de emergência no domínio do socorro”.

Esta parceria tripartida, tendo a ENB como elo de ligação, foi hoje reforçada através de um protocolo celebrado entre o ISEC e o ISCIA com o reconhecimento da ENB. Esta é uma novidade educacional de integração de saberes e conhecimento e revela a importância da cooperação estreita e ativa entre Instituições de Ensino Superior.
Com este protocolo foram estabelecidos os princípios orientadores destinados a estabelecer os termos para uma cooperação mútua, estreita e articulada que vise o melhor desempenho das respetivas missões, aproveitando as potencialidades de cada um, valorizando a ação de todos, tendo em vista nomeadamente, a criação e desenvolvimento de ofertas formativas na área da Proteção Civil, Socorro e Emergência, que funcionarão de igual modo no ISEC em Lisboa e no ISCIA em Aveiro.

Este Protocolo integra-se, há muito no posicionamento estratégico quer do ISEC quer do ISCIA e responde inteiramente às propostas que o Ministério da Educação e Ciência que, de modo claro ou de modo subliminar, faz no relativo ao trabalho em rede por parte das instituições de ensino superior, evitando o duplicar de meios e produtos que se destinam ao mesmo conjunto de interesses formativos.

O ISCIA e o ISEC entendem que, numa fase em que a qualificação de ativos e em que a formação especializada, de índole tecnológica e profissional, dirigida ao mercado de trabalho, são um imperativo nacional, se revela útil este tipo de integração de saberes e conhecimento e a importância da cooperação estreita e ativa entre Instituições de Ensino Superior.

 

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