O Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro participou, no dia 27 de novembro, no exercício internacional “ModTTX 2 PT”, promovido pelo consórcio ModTTX, financiado pela União Europeia, através do Programa EU MODEX da DG ECHO – Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeias e do qual a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) faz parte.
O Secretário de Estado da Proteção Civil foi recebido em Sintra pelo Presidente da ENB, Lídio Lopes e pelos Vogais da Direção, Albertino Ventura e Marco Martins, fazendo parte da comitiva a Diretora Nacional de Bombeiros, Susana Silva, a Adjunta do Secretário de Estado da Proteção Civil, Tenente-Coronel Gisela Meireles e o Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo, Elísio Oliveira.
O exercício, que decorre de 25 a 29 de novembro, envolve 47 participantes, operacionais e especialistas, provenientes de 17 países europeus: Espanha, Suécia, Alemanha, França, Países Baixos, Itália, Áustria, República Checa, Bélgica, Letónia, Lituânia, Roménia, República da Macedónia, Eslovénia, Croácia, Hungria e Polónia.
O “ModTTX 2 PT” desenrola-se num cenário em que Portugal é atingido por grandes cheias, devido a chuvas intensas, levando o país a recorrer ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (MPCUE). O exercício pretende testar a capacidade dos módulos operacionais e tem como objetivo avaliar a sua cooperação e interoperabilidade, proporcionando, ao mesmo tempo, uma oportunidade de aprendizagem a todos os participantes.
Esta iniciativa visa fortalecer a cooperação entre diversos países e organizações na área da Proteção Civil, de modo a facilitar a cooperação na resposta a desastres naturais ou humanos.