A Escola Nacional de Bombeiros acolheu, de 25 a 29 de novembro, o exercício internacional “ModTTX 2 PT”, financiado pela União Europeia.
Esta foi a segunda edição realizada em Sintra deste exercício, tendo envolvido a participação de 47 especialistas e operacionais provenientes de 17 países europeus.
O cenário de emergência que serviu de base ao desenrolar do exercício foi o de grandes cheias, causadas por chuvas intensas, levando Portugal a solicitar o apoio do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
O “ModTTX 2 PT” pretendeu testar a capacidade dos módulos operacionais chegados dos diversos países e teve como objetivo avaliar a sua cooperação e interoperabilidade, proporcionando, ao mesmo tempo, uma oportunidade de aprendizagem a todos os participantes.
Os 47 elementos envolvidos na edição de 2024 deslocaram-se até Portugal, com origem em Espanha, Suécia, Alemanha, França, Países Baixos, Itália, Áustria, República Checa, Bélgica, Letónia, Lituânia, Roménia, República da Macedónia, Eslovénia, Croácia, Hungria e Polónia.
A ENB é umas das entidades que integra o consórcio ModTTX, financiado pela União Europeia, através do Programa EU MODEX da DG ECHO – Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeias.