O atual Diretor Nacional de Bombeiros da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Albertino Ventura, e ex-vogal da Direção da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), foi agraciado com a Medalha de Mérito da ENB, atribuída pelo Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, no dia 11 de fevereiro, nas instalações do Centro de Formação de Sintra.
Esta é a primeira Medalha de Mérito da ENB “que tenho a honra de atribuir”, no contexto do novo Regulamento de Distinções Honoríficas, salientou Lídio Lopes, perante os dirigentes e colaboradores que assistiram à cerimónia na Sala dos Conselhos. “Por estes intensos sete meses de trabalho e por uma presença dedicada e empenhada, de quase 24 horas, em relação ao que era o nosso projeto, com uma extraordinária lealdade”, acrescentou.
A Medalha de Mérito da ENB destina-se a distinguir indivíduos ou entidades, nacionais ou estrangeiros que tenham prestado notáveis e relevantes serviços ou que tenham praticado atos de altruísmo, coragem, abnegação ou benemerência.
Albertino Ventura foi recentemente empossado no cargo de Diretor Nacional de Bombeiros, durante uma cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, no dia 3 de fevereiro, na sede da ANEPC, em Carnaxide.
Durante sete meses desempenhou funções como Vogal da Direção da ENB, tendo tomado posse no dia 1 de julho de 2024, em Sintra, junto com o Presidente Lídio Lopes e o Vogal Marco Martins.