O Centro de Simulação e Realidade Virtual (CSRV) da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), em Sintra, recebeu nos dias 11 e 12 de fevereiro um exercício piloto do tipo Tabletop Exercise (TTX). Este exercício teve como objetivo testar a integração da plataforma de realidade virtual em desenvolvimento no âmbito do Projeto TRACENET, no qual a ENB participa como entidade parceira.
O exercício decorreu com ligação remota a Itália e Áustria, combinando diversos ambientes virtuais com reuniões por videoconferência. O cenário simulado envolveu uma situação de cheias em ambiente periurbano.
Participaram, a partir da ENB, dois elementos da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), representando uma equipa nacional especializada em bombagem de alta capacidade.
O “TRACENET - Training Center Network” é um projeto interdisciplinar e colaborativo vinculado ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, que tem como objetivo criar uma rede europeia de centros de formação que empregam tecnologia de realidade virtual na formação e treino para a área da proteção civil.
O projeto integra cinco parceiros de três Estados-Membros da União Europeia: Província Autónoma de Trento (Itália), Fundação Bruno Kessler (Itália), Cruz Vermelha Austríaca (Áustria), ENB (Portugal) e o Departamento de Proteção Civil de Itália.