A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e o Serviço Regional de Proteção Civil, I.P. da Região Autónoma da Madeira (SRPC, IP - RAM) assinaram, no dia 17 de fevereiro, no Funchal, um novo protocolo de cooperação, que prevê a criação e implementação de uma Unidade Regional de Formação (URF) especializada de âmbito nacional na Madeira. O documento foi assinado no dia em que o SRPC, IP - RAM assinalou o seu 43º aniversário.
O protocolo firmado entre o Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, e o Presidente do Conselho Diretivo do SRPC, IP – RAM, Comandante Richard Marques, visa criar uma URF especializada de âmbito nacional, com enfoque em áreas específicas, designadamente, a intervenção em túneis, o salvamento em grande ângulo e a intervenção e salvamento em ambientes aquáticos.
A assinatura do protocolo decorreu durante a sessão solene comemorativa do 43º aniversário do SRPC, IP - RAM, presidida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, com a presença do Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos e de inúmeras entidades da área da proteção civil da Madeira.
Aproveitando a sua deslocação à Madeira, o Presidente da ENB Lídio Lopes transmitiu uma palavra de incentivo aos formadores da ENB, Fernando Gonçalves e Pedro Santos, que estão a ministrar de 17 a 20 de fevereiro e já integrada no âmbito do Protocolo assinado, a Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) de Telecomunicações – desenvolvimento, no Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros do SRPC, IP – RAM.
Entretanto, também já no âmbito do protocolo estabelecido, iniciou-se hoje, dia 18 de fevereiro, na Madeira, o curso Aeronaves não tripuladas – categoria aberta nas subcategorias A1/A3 e A2 - à distância, destinado a bombeiros cujo respetivo Corpo de Bombeiros tenha necessidade de operar com aeronaves não tripuladas e não tenha ainda elementos habilitados e certificados, prolongando-se até dia 7 de março.
O protocolo prevê também o incentivo à inovação e investigação, através do desenvolvimento e implementação de iniciativas tecnológicas avançadas, incluindo o uso de realidade virtual e outras ferramentas inovadoras, para aprimorar as metodologias de formação e de treino em operações de proteção e socorro, bem como o desenvolvimento de programas específicos na modalidade de on-the-job training para acompanhar no exercício das missões, novas competências introduzidas nos dispositivos operacionais ou na manutenção das qualificações.
As duas entidades signatárias comprometem-se assim a cooperar no aprimoramento e desenvolvimento dos programas nacionais e regionais, ampliando a cooperação e potencializando o impacto das iniciativas conjuntas, tendo em conta a sua vasta experiência e conhecimento especializado.