A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) organizou nos dias 9 e 10 de novembro a segunda reunião de trabalho do projeto MEFISTO (MEditerranean forest FIre fighting training STandardisatiOn), destinado a melhorar a capacidade de colaboração e coordenação europeia no combate a incêndios florestais, nomeadamente através da elaboração de referenciais comuns de formação e atuação em teatros de operações transfronteiriços.
O encontro contou com a presença de representantes da Universidade de Florença - Università degli Studi di Firenze (UNIFI) -, de Itália, entidade que coordena o projeto, bem como da ENB e dos restantes parceiros: Centro de Servicios y Promoción Forestal y de su Industria de Castilla y León, de Espanha, Entente pour la forêt Méditerranéenne – Valabre, de França, e Região Toscana, também de Itália.
A reunião serviu para consolidar o trabalho já realizado desde o início do ano sobre cada uma das tarefas e atividades, bem como para definir os objetivos para os próximos meses deste projeto com a duração de dois anos, que é co-financiado pela Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO).
Outro dos resultados do encontro foi a criação do EUropean FORest FIRE fighting Council (EUFORFIRE), uma rede europeia que irá tirar partido do know-how obtido no âmbito do MEFISTO e envolver os centros europeus de formação na área da prevenção e treino de combate a incêndios florestais. Além dos 5 parceiros do MEFISTO, esta nova associação conta também com a agência D.R.E.Am. Itália como membro fundador.