MEFISTO: Glossário está disponível na internet e em aplicação móvel
2018-07-12 12:14:10

O projeto europeu MEFISTO (Mediterranean Forest Fire Fighting Training Standardisation), no qual participa a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), acaba de publicar o glossário “Forest Fire Glossary”, incluindo a versão em língua portuguesa. Os utilizadores de smartphones e tablets podem também aceder ao glossário através de uma aplicação móvel, disponível para sistemas operativos  iOS e Android.

Com o lançamento deste glossário cumpre-se mais um dos objetivos do projeto MEFISTO, concretamente, o de desenvolver uma terminologia europeia normalizada que permita melhorar a eficácia na comunicação em operações conjuntas de combate a incêndios florestais transfronteiriços. 

“O estabelecimento de uma linguagem comum é crucial para uma colaboração eficaz através das fronteiras nacionais durante as atividades de combate a incêndios”, refere o documento publicado na internet. A standarização de termos e conceitos é um aspecto importante no âmbito do desenvolvimento de colaborações europeias no combate aos incêndios florestais.

O glossário está disponível para consulta no sítio web do MEFISTO, sendo possível efetuar o download do documento em formato PDF. Está disponível em várias línguas: inglês, francês, italiano, português e espanhol.  

Conferência final em dezembro na Itália

Entretanto, a conferência final do MEFISTO já tem data marcada, para o dia 14 de dezembro de 2018 e realiza-se no Forest Firefighting Training Centre “La Pineta”, em Tocchi, perto de Siena, na Região da Toscania, em Itália. 

Um dos objetivos principais do evento é informar os participantes sobre os principais resultados obtidos e ações promovidas no âmbito deste projeto europeu. Para mais informações sobre a conferência, deve ser contactada a organização, através do email info@mefistoforestfires.eu.

O MEFISTO é um projeto lançado no início de 2017 para melhorar a capacidade de colaboração e coordenação europeia no combate a incêndios florestais, nomeadamente através da elaboração de referenciais comuns de formação e atuação em teatros de operações transfronteiriços.

O projeto é coordenado pela Universidade de Florença - Università degli Studi di Firenze (UNIFI) -, de Itália e tem como parceiros a ENB, em Portugal, o Centro de Servicios y Promoción Forestal y de Su Industria de Castilla y León, de Espanha, a Entente pour la forêt Méditerranéenne – Valabre, de França, e a Região Toscana, também de Itália. A iniciativa é co-financiada pela Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO) e tem uma duração prevista de dois anos. 

Na prática, através do MEFISTO, os parceiros partilham conhecimentos sobre as estratégias, táticas e métodos aplicados em cada um dos países mediterrânicos e preparam o envolvimento futuro de outros países da União Europeia. Os trabalhos desenvolvidos incluem a integração nos programas nacionais de formação de sessões específicas sobre os procedimentos aplicados nos países vizinhos, especialmente destinadas aos bombeiros que intervém nas regiões fronteiriças.


Página do MEFISTO: www.mefistoforestfires.eu

 

MEFISTO: Glossário está disponível na internet e em aplicação móvel
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ DOWNLOADS
Forest Fire Glossary em PDF (versão portuguesa)
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

ENB organiza reunião do projeto MEFISTO e participa na criação do EUFORFIRE

ENB participa na criação de normas europeias de formação no combate a incêndios florestais

MEFISTO: ENB participa em projeto para a criação de normas europeias de formação no combate a incêndios florestais

partilha-google+ LIGAÇÕES
App Forest Fire Glossary - iOS
App Forest Fire Glossary – Android
partilha-google+ TAGS
#App #conferência final #Forest Fire Glossary #Glossário #MEFISTO #PARCERIAS
jQuery Cookie Disclaimer Bar