O projeto europeu MEFISTO (Mediterranean Forest Fire Fighting Training Standardisation), no qual participa a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), acaba de publicar o glossário “Forest Fire Glossary”, incluindo a versão em língua portuguesa. Os utilizadores de smartphones e tablets podem também aceder ao glossário através de uma aplicação móvel, disponível para sistemas operativos iOS e Android.
Com o lançamento deste glossário cumpre-se mais um dos objetivos do projeto MEFISTO, concretamente, o de desenvolver uma terminologia europeia normalizada que permita melhorar a eficácia na comunicação em operações conjuntas de combate a incêndios florestais transfronteiriços.
“O estabelecimento de uma linguagem comum é crucial para uma colaboração eficaz através das fronteiras nacionais durante as atividades de combate a incêndios”, refere o documento publicado na internet. A standarização de termos e conceitos é um aspecto importante no âmbito do desenvolvimento de colaborações europeias no combate aos incêndios florestais.
O glossário está disponível para consulta no sítio web do MEFISTO, sendo possível efetuar o download do documento em formato PDF. Está disponível em várias línguas: inglês, francês, italiano, português e espanhol.
Conferência final em dezembro na Itália
Entretanto, a conferência final do MEFISTO já tem data marcada, para o dia 14 de dezembro de 2018 e realiza-se no Forest Firefighting Training Centre “La Pineta”, em Tocchi, perto de Siena, na Região da Toscania, em Itália.
Um dos objetivos principais do evento é informar os participantes sobre os principais resultados obtidos e ações promovidas no âmbito deste projeto europeu. Para mais informações sobre a conferência, deve ser contactada a organização, através do email info@mefistoforestfires.eu.
O MEFISTO é um projeto lançado no início de 2017 para melhorar a capacidade de colaboração e coordenação europeia no combate a incêndios florestais, nomeadamente através da elaboração de referenciais comuns de formação e atuação em teatros de operações transfronteiriços.
O projeto é coordenado pela Universidade de Florença - Università degli Studi di Firenze (UNIFI) -, de Itália e tem como parceiros a ENB, em Portugal, o Centro de Servicios y Promoción Forestal y de Su Industria de Castilla y León, de Espanha, a Entente pour la forêt Méditerranéenne – Valabre, de França, e a Região Toscana, também de Itália. A iniciativa é co-financiada pela Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO) e tem uma duração prevista de dois anos.
Na prática, através do MEFISTO, os parceiros partilham conhecimentos sobre as estratégias, táticas e métodos aplicados em cada um dos países mediterrânicos e preparam o envolvimento futuro de outros países da União Europeia. Os trabalhos desenvolvidos incluem a integração nos programas nacionais de formação de sessões específicas sobre os procedimentos aplicados nos países vizinhos, especialmente destinadas aos bombeiros que intervém nas regiões fronteiriças.
Página do MEFISTO: www.mefistoforestfires.eu
ENB organiza reunião do projeto MEFISTO e participa na criação do EUFORFIRE
ENB participa na criação de normas europeias de formação no combate a incêndios florestais
MEFISTO: ENB participa em projeto para a criação de normas europeias de formação no combate a incêndios florestais